top of page
Buscar

SUA CIDADE JÁ É ATENDIDA PELO SAMU 192?

Projeto Chamar 192 tem como meta ampliar o atendimento do Serviço Móvel de Urgência para todas as cidades do Rio Grande do Sul


Você sabia que, no Rio Grande do Sul, 226 municípios ainda não possuem atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)? Com o objetivo de ampliar o atendimento para esses locais, o COSEMS/RS, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, lançou o Projeto Chamar 192 para regular as urgências e emergências. Ao atingir esse objetivo, o estado será o primeiro do Brasil a ter 100% de cobertura do Samu.


A proposta prevê a abertura do Link 192 nas cidades que optarem pela adesão ao projeto, assim como a regulação médica primária e secundária quando necessário (com orientações médicas às equipes), definição da referência hospitalar para os atendimentos e integração dos municípios à Rede de Atenção às Urgências do RS.


Os municípios receberão da Secretaria de Saúde uma quantia de R$15 mil reais para preparação, além de uma qualificação dos serviços de emergência para atendimento de rua e articulação com a regulação médica. Tendo em vista a pandemia da Covid-19, a capacitação será realizada à distância.


Os gestores municipais interessados em cadastrar as suas cidades no projeto deverão assinar o Termo de Adesão disponível no site da Secretaria da Saúde do Estado. O documento assinado deve ser enviado para o e-mail samurs@saude.rs.gov.br. Em seguida, o órgão estadual de saúde solicitará a abertura do Link 192 e dará continuidade ao processo.

bottom of page