top of page
Buscar

Vamos conversar sobre o Abril Azul?



Em virtude do dia mundial da conscientização do autismo, celebrado no dia 2 de abril, a Organização das Nações Unidas(ONU), escolheu o mês de abril para reforçar a conscientização da população sobre o autismo e dar visibilidade ao transtorno do Espectro Autista(TEA).


Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de pessoas com TEA.


Atualmente, ainda existem muitos estereótipos e informações equivocadas sobre TEA, que resulta em processos excludentes socialmente e a falta de oportunidades. É necessário, ampliar a discussão sobre o autismo, garantindo a inclusão, e o respeito à diversidade e o acesso integral e equânime aos serviços de saúde.


Desta forma, o Cosems-RS, ressalta a importância dos(as) Secretários(as) de Saúde promoverem espaços de educação em saúde, como estratégia de reduzir o preconceito, fortalecendo uma sociedade mais inclusiva, capaz de valorizar as diferenças e reconhecer o potencial de cada indivíduo dentro do seu território de saúde. Para além desta estratégia é importante ressaltar a qualificação dos profissionais da assistência para atender as necessidades dentro do seu desenvolvimento global, respeitando a singularidade e as interseccionalidades de cada sujeito.

bottom of page