top of page
Buscar

Hoje, conscientizamos sobre as lutas silenciosas enfrentadas por milhões de brasileiros. No Brasil, 13 milhões de pessoas vivem com doenças raras, sendo cerca de 700 mil no Rio Grande do Sul, conforme estimado pelo médico geneticista e professor Roberto Giugliani.


A atenção a esse tema é crucial, especialmente para gestores municipais de saúde. No Dia Mundial de Doenças Raras, reafirmamos a importância de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir o acesso digno e eficaz a tratamentos especializados.


Cada ação, cada investimento, conta na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios extraordinários diariamente.


Vamos unir esforços para proporcionar esperança e cuidado a todos que necessitam. 




 
 
 
  • 1 de mai. de 2023


Hoje, 1º de Maio, é comemorado o Dia do Trabalhador, uma data que celebra a luta por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas. Neste dia, queremos homenagear a todos(as) trabalhadores da saúde e Secretários(as) de Saúde que se comprometem pela defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 


O COSEMS/RS reforça a importância da atuação e agradece a todos(as) esses pela dedicação e empenho em prol da saúde e da vida. 


#DiaDoTrabalhador#COSEMSRS#ProfissionaisDeSaúde #Gestores De Saúde #SUS #ValorizaçãoDoTrabalho


 
 
 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de sua Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde), promove, ao longo dos próximos quatro anos, o Programa Educacional em Vigilância em Saúde Pública, com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz).



Os candidatos interessados em participar do Programa Educacional em Vigilância em Saúde Pública, com foco na vigilância, preparação e resposta a eventos de importância nacional (VigiLabSaúde-Fiocruz) podem se inscrever até o dia 21 de fevereiro. As inscrições devem ser efetuadas após cadastro no Login Único da Fiocruz (https://acesso.fiocruz.br/en/meu-acesso), cujo link e passo a passo estão indicados nos editais.


Os editais da chamada pública, com todas as informações sobre os cursos, estão disponíveis no site: formacaovigisaude.fiocruz.br (editais) ou no www.campusvirtual.fiocruz.br > Cursos > Programa VigiLabSaúde.


Por ocasião da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as inscrições e o processo seletivo serão realizados por meio remoto, através de Plataformas Digitais.


Antes de realizar a inscrição e iniciar o processo seletivo, o candidato deve conhecer todas as regras da chamada e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.


Voltado para trabalhadores, profissionais e/ou gestores de saúde, preferencialmente servidores do quadro efetivo da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de todo o país, que atuam notadamente na resposta às emergências em saúde; e profissionais da área de saúde que atuem na vigilância laboratorial em saúde pública, o Programa VigiLabSaúde-Fiocruz tem como objetivo formar mestres e doutores visando fortalecer as ações e serviços que fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde do SUS. Estão sendo oferecidas 30 vagas para o Mestrado Profissional e 20 para o Doutorado Acadêmico.


Para tirar dúvidas, entre em contato pelos e-mails selecaomp.vigilabsaude@fiocruz.br (no caso do mestrado profissional) e selecaodo.vigilabsaude@fiocruz.br (no caso do doutorado).


A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.


 
 
 

Notícias

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)

E-mail: contato@cosemsrs.org.br
Avenida Sepúlveda, nº 53 - Centro Histórico

- Porto Alegre / RS - CEP 90010-130

LogosRodapé.png

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2022.

bottom of page