top of page
Buscar

4ª Oficina do Projeto Regionalização

Aconteceu ontem (23/09) a 4ª Oficina do Projeto Regionalização. Os encontros virtuais estão em fase final de execução, e a edição desta quarta-feira contou com a participação dos gestores e técnicos municipais da Macrorregião Metropolitana, representantes do COSEMS/RS, Secretaria de Saúde do Estado do RS (SES/RS), Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS/RS) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).


O COSEMS/RS apoia o Projeto Regionalização no Rio Grande do Sul e acredita que o avanço do processo impacta de forma positiva no acesso da população aos serviços de saúde. Além disso, permite:

  • observar como os determinantes da saúde se compartam no território;

  • projetar as necessidades de organização dos serviços de forma ampla;

  • estabelecer as portas de entrada e hierarquia tecnológica como base em parâmetros de necessidade;

  • aperfeiçoar os recursos tecnológicos da região, garantindo assim a resolutividade na atenção.

O Conselho entende que a regionalização da saúde é complexa e ampla, resultante de um processo de pactuação política no âmbito do planejamento territorial entre os entres federados por isso, a necessidade de que todos os gestores se envolvam no processo de discussão.


O Projeto Regionalização no RS é promovido pelo CONASEMS, em parceira com o Ministério da Saúde e SES/RS, e desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O objetivo do programa é aumentar o protagonismo municipal nos processos de planejamento, governança e operação da Rede de Atenção à Saúde. As Oficinas Virtuais são utilizadas como espaço de discussão de planejamento, para possibilitar identificação dos pontos que necessitam de estratégias qualificadas.




bottom of page