Buscar

Bento Gonçalves em 1º lugar no ranking do Previne Brasil

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa.



Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, lidera o ranking do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil” do Ministério da Saúde, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado. Este índice é a média dos indicadores do programa que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios.

Ranking Estadual - Municípios com mais de 100mil habitantes

Ranking -Municípios com mais de 100mil habitantes da região Sul (PR, RS, SC)

Ranking Brasil - Municípios com mais de 100mil habitantes

1⁰ lugar – Bento Gonçalves 8,61pontos

1⁰ lugar – Bento Gonçalves (RS ) 8,611pontos

1⁰ lugar – Presidente Prudente (SP) 9,12 pontos

2⁰ lugar – Santa Maria 7,64 pontos

​2⁰ lugar – Criciúma(SC) 7,91 pontos

2⁰ lugar – Bragança Paulista (SP) 8,86 pontos

3⁰ lugar –Gravataí 7,37 pontos

3⁰ lugar – Santa Maria (RS) 7,64 pontos

3⁰ lugar – Coronel Fabriciano (MG) 8,68 pontos

4⁰ lugar – Caxias do Sul 7,20 pontos

4⁰ lugar – Gravataí (RS) 7,37 pontos

4⁰ lugar – Bento Gonçalves (RS) 8,61 pontos

5⁰ lugar –Passo Fundo 5,91 pontos

5⁰ lugar – Guarapuava (PR) 7,33 pontos

5⁰ lugar – Sobral (CE) 8,56 pontos

Data de consulta ao painel do Índice Sintético Final (ISF) 10/02/2022


Bento Gonçalves está em primeiro lugar entre os Municípios acima de 100 mil habitantes, no ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, com 8,6 de pontuação. O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No ranking nacional, Bento Gonçalves está em 4º colocado, considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes. Os indicadores foram retirados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica - Sisab.


O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.


Para a secretária municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio em um período de desafios com a pandemia, os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica. “Este resultado é mérito da equipe, uma equipe comprometida, engajada e qualificada. E isso é demonstrado nos números que colocam Bento em um patamar de saúde muito alto. E isso nos alegra, e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde de qualidade para população. Mesmo em uma situação difícil em um período de pandemia conseguimos realizar todo atendimento contra covid e ampliamos o atendimento da atenção básica”, comemora.


O Município conta com 16 equipes de Estratégia Saúde da Família. O dado, do terceiro quadrimestre de 2021, é 116% maior do que o índice anterior.


Indicadores


O Previne Brasil avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas.


Bento teve desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes com ao menos seis consultas pré-natal realizadas, com realização de exames para sífilis e HIV, e de gestantes com atendimento odontológico realizado.


Os indicadores relativos ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada também apresentaram resultados positivos.


O índice também mede a cobertura de vacinas como pólio, pentavalente e hipertensão.

1.105 visualizações0 comentário