top of page
Buscar

Cosems/RS acompanha implantação do Hospital Regional de Palmeira das Missões - 100% SUS

Presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos; e secretário-executivo Diego Espindola, representando o Cosems/RS e o Conasems, fazem parte do comitê gestor de implantação do Hospital Público Regional – HPR, com sede em Palmeiras das Missões



O secretário-executivo do Cosems/RS, Diego Espindola, acompanhou, nesta quinta-feira (16), as obras estruturais do prédio do Hospital Público Regional (HPR), que está em fase final de construção no km 1 da BR 468, em Palmeira das Missões, no Norte gaúcho.


O Projeto HPR, um grande complexo de saúde, resulta de um amplo processo de discussão da macrorregião (Celeiro, Norte e parte das Missões), que envolveu lideranças do movimento popular, sindical, empresarial, prefeitos, vereadores de 72 municípios, bancada federal e Estadual e senadores do RS, das universidades da Região, especialmente a LESM e pelas secretarias municipais de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e do Controle Social (instâncias deliberativas do SUS do RS).


Na construção, estão sendo aplicados aproximadamente R$ 165 milhões pelo Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal e Município de Palmeira das Missões (representando todos os municípios da região), dos quais R$ 3.315.452,46 são de contrapartida do município de Palmeira das Missões.


O Projeto HPR tem abrangência em 72 municípios da região Celeiro/Norte e parte das Missões, tendo uma população beneficiária de 492 mil pessoas, composta na maioria por pequenos municípios e pequenos produtores rurais.


O complexo hospitalar terá 224 leitos, sendo 39 deles de UTI e 180 de internação, além de cinco berçários para cuidados intermediários.


O atendimento será 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O HPR terá também uma função complementar que é de servir como campo de formação, educação e pesquisa para as universidades da região, especialmente para a UFSM, parceira de primeira hora na articulação e no planejamento do projeto. Por isso, foi estruturado com áreas afins ao tema da formação e educação.



bottom of page