COSEMS/RS cumpre intensa agenda institucional em diferentes regiões do Estado
- karolgonsalves1
- há 2 dias
- 2 min de leitura
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) realizou, ao longo da última semana, uma série de agendas institucionais em diferentes regiões do Estado, reforçando o compromisso com o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades contaram com a participação do secretário Diego Espíndola, que acompanhou todas as agendas.
No município de Cacequi, o COSEMS/RS esteve presente em visita ao Hospital de Cacequi, mantido pela Associação Asso, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, foram acompanhadas as obras de reforma da unidade hospitalar, que contemplam a reestruturação de duas enfermarias, uma masculina e outra feminina, além da cozinha e do setor de estoque. O COSEMS/RS teve papel importante no apoio à captação de recursos públicos destinados às melhorias da estrutura hospitalar, contribuindo diretamente para a qualificação do atendimento à população.

A agenda seguiu para a região de Erechim, onde ocorreu o encerramento das atividades regionais, com expressiva participação dos gestores municipais. Estiveram presentes 25 secretários municipais de saúde, dos 30 que integram a região, reforçando a importância do espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da gestão regional do SUS.

Encerrando a itinerância da semana, o COSEMS/RS participou da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Rosário do Sul, um marco importante para a ampliação da capacidade assistencial do município e da região. Ainda no mesmo período, houve a participação na entrega das medalhas da Rede Bem Cuidar, envolvendo municípios como São Gabriel e Uruguaiana, reconhecendo boas práticas e o compromisso com a qualificação da Atenção Primária à Saúde.

A semana de atividades evidencia a atuação do COSEMS/RS junto aos municípios, apoiando a gestão local, acompanhando investimentos estratégicos e fortalecendo as redes de atenção à saúde em todo o Rio Grande do Sul.









Comentários