Buscar

Cosems/RS divulga Pesquisa de Prevalência de Infecção por COVID-19 no Brasil - PrevCOV

Presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos, se reuniu com equipe do Ministério da Saúde e do Grupo Pardini para tratar da PrevCOV, uma das maiores pesquisas sobre covid-19 do mundo

A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov) é um estudo soroepidemiológico nacional que pode fornecer informações para apoiar a tomada de decisão baseada em evidências. O objetivo é estimar a prevalência da infecção pelos vírus SARS-CoV-2 em residentes do Brasil com estimativas para as capitais, unidades federadas e regiões metropolitanas.


O estudo será capaz de mostrar a distribuição da covid-19 e sua dinâmica de transmissão, sinalizando como a doença varia ou variou de acordo com o cenário específico das populações afetadas e nos diferentes recortes geográficos.



Para tratar da PrevCOV, o presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos, se reuniu com UMA equipe do Ministério da Saúde e do Grupo Pardini nesta quinta-feira (9). Na ocasião, Maicon explicou que a participação da comunidade gaúcha dos municípios selecionados para o projeto PrevCOV é de extrema importância. “Através de exames específicos para identificar a covid-19 vamos melhor compreender o efeito da pandemia no nosso Estado, além de contribuir com o planejamento de ações em saúde pública para manter as regiões de saúde sob controle e ainda proporcionar um resultado do efeito da vacinação”, explica Maicon, em referência ao exame de coleta de sangue, que será aplicado por técnicos capacitados do Ministério da Saúde para o estudo.



“Esses técnicos que vão visitar as residências em alguns bairros dos municípios selecionados pela pesquisa. E a testagem vai proporcionar informações importantes para o controle e manejo da pandemia, além do planejamento das ações de prevenção e mitigação da doença.”


Em nível local, o Cosems/RS reforça que cada município selecionado informe sua população sobre os bairros onde serão conduzidas as testagens.


Mais informações no site do MS:

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov

193 visualizações0 comentário