top of page
Buscar

Cosems/RS e Governo do Estado confirmam nova fase do TestarRS

A nova fase ampliará testes de coronavírus no Estado do Rio Grande do Sul


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS) junto com o Gabinete de Crise do Governo do Estado e a Secretaria da Saúde (SES) confirmaram nova fase do projeto Testar RS. O projeto vai ampliar a testagem diagnóstica de covid-19 para pessoas sem sintomas em locais de grande circulação no Estado.


Os locais de grandes circulações serão definidos fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Serão locais estratégicos do Estado, como litoral, fronteira, região da Serra e outros municípios com mais de 100 mil habitantes. Municípios que recebem grande contingente populacional no período de veraneio serão vinculados a Operação Verão Total 2021/2022, que engloba ações da gestão estadual em municípios.


Maicon Lemos, Presidente do Cosems/RS destaca que a realização dos testes junto com a vacina é a melhor estratégia para conter a transmissão da Covid-19. Sabe-se que os países que conseguiram enfrentar a pandemia com menor número de mortes foram os que fizeram testagem em massa de sua população. Somente dessa forma é possível identificar os infectados e isolá-los para evitar a transmissão. Assim o rastreamento entre pessoas que não apresentam sintomas da doença é o método mais eficiente para identificar se estavam infectados com o coronavírus.


Os pontos de testagem utilizarão exames rápidos de antígeno. O Rio Grande do Sul recebeu 148 mil testes do Ministério da Saúde para esse fim, e a SES realizou a compra de mais 320 mil testes. A escolha dos municípios que poderão aderir, os locais exatos e demais detalhes operacionais estão sendo definidos com as regiões prioritárias.


O vice-presidente do Cosems, Naasom Luciano, diz que “o Testar RS já é um projeto consolidado, que trouxe resultados positivos na contenção da pandemia. Vemos essa ampliação da testagem como muito importante para avançarmos para uma vida pós-pandemia”.


O projeto Testar foi criado em julho de 2020 para ampliar o teste diagnóstico de covid-19 com exames de RT-PCR de biologia molecular. A segunda fase do projeto foi implementada em agosto de 2020, com a criação de centrais regionais e municipais de triagem, descentralizando os testes do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). A partir de junho deste ano, iniciou a utilização de testes rápidos de antígeno, além de RT-PCR. A terceira fase do projeto prevê a utilização de testes rápidos para detecção de casos assintomáticos em locais de grande circulação de pessoas.



Texto adaptado: Governo do Estado


bottom of page