COSEMS-RS inicia um ciclo de lives com o tema “Emendas Parlamentares de Bancada e Comissão".
- Laura Machado
- 24 de set.
- 2 min de leitura

O COSEMS-RS iniciou nesta terça-feira (24/09), na sede da AMRIGS, em Porto Alegre, um ciclo de lives voltado à qualificação da gestão municipal em saúde. A iniciativa tem como objetivo apoiar gestores e equipes no enfrentamento das demandas do cotidiano, oferecendo orientações técnicas e práticas para fortalecer o planejamento em gestão. A live de hoje foi realizada em parceria com o Fundo Nacional de Saúde - Ministério da Saúde, Secretária Estadual de Saúde.
A primeira transmissão trouxe como tema “Emendas Parlamentares de Bancada e Comissão” e contou com a participação de Darcio Gudes, Diretor do FNS, como palestrante. A mediação ficou a cargo de Meriana Farad, Diretora do FES, e Diego Espíndola, Diretor - Executivo do COSEMS-RS.
O encontro teve como foco esclarecer os processos de cadastro no InvestSUS e orientar sobre a elaboração dos planos de trabalho das emendas parlamentares, fundamentais para o financiamento de ações nos 497 municípios gaúchos. Também foi reforçada a resolução da CIB, que determina que todas as propostas aprovadas tem a deliberação CIB do estado, garantindo mais transparência e alinhamento nas decisões.
Para Darcio Gudes, é fundamental que os municípios participem desses espaços e acompanhem as lives promovidas pelo COSEMS-RS e Fundo Nacional de Saúde (FNS), pois são oportunidades para se atualizar sobre o financiamento federal do SUS e acessar informações qualificadas produzidas pelas equipes técnicas. Segundo ele, esse conhecimento garante aos gestores mais segurança na execução dos recursos públicos em nível municipal.
A Diretora do FES, Meriana Farad destacou a relevância da iniciativa no âmbito tripartite e reforçou a importância das emendas parlamentares estaduais. Ela lembrou que,serão destinados R$227 milhões em emendas para saúde e educação em emendas estaduais, valor que está sendo incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. De acordo com Meriana, cabe aos deputados a indicação responsável desses recursos, de modo a beneficiar diretamente municípios e hospitais para garantir o atendimento às prioridades da população.
Com essa iniciativa, o COSEMS-RS busca criar um espaço contínuo de diálogo e capacitação, fortalecendo a gestão municipal e ampliando os resultados em saúde pública. O ciclo seguirá com novos encontros nos próximos meses, trazendo especialistas e gestores para compartilhar experiências e boas práticas que contribuam para uma gestão cada vez mais eficiente e próxima das necessidades da população.
📸 Fotos: Laura Machado/Vidya Comunicação

















Comentários