top of page
Buscar

COSEMS/RS participa de lançamento do programa TEAcolhe

Iniciativa visa o apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares

Nesta segunda-feira (05), representantes do COSEMS/RS participaram da cerimônia online de lançamento do Programa de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Conhecido como “TEAcolhe”, o projeto visa fomentar o apoio às pessoas que vivem com diagnóstico de TEA no Rio Grande do Sul, bem como profissionais que atuam nesses espaços e os familiares.


O evento contou com a participação do governador do Estado, Eduardo Leite; a secretária de Saúde Arita Bergmann; o presidente do COSEMS/RS, Maicon Lemos; e o secretário-executivo da entidade, Diego Espíndola; entre outros representantes do Governo e convidados externos, como pessoas que convivem com o TEA em sua família. Uma delas é o apresentador de TV Marcos Mion, que compartilhou sua experiência e abordou a importância do projeto no RS.


Como vai funcionar


O TEAcolhe cria 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR). O objetivo é organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.


O projeto foi criado por meio de decreto, assinado nesta segunda por Leite. O governo estadual visa investir R$ 1,4 milhão na implantação dos centros, considerando compra de equipamentos e possíveis reformas na estrutura dos centros.


*Com informações do Governo Estadual. Para saber mais sobre o Projeto TEAcolhe, clique aqui.

bottom of page