Buscar

Cosems/RS visita o Instituto da Criança com Diabetes

Presidente e secretário-executivo do Cosems/RS foram recebidos na quinta-feira (9) pelo diretor-presidente da instituição que cuida das crianças com diabetes no Rio Grande do Sul



Na quinta-feira (9), o presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos; junto ao secretário-executivo Diego Espíndola, visitaram o Instituto da Criança com Diabetes (ICD). A visita, acompanhada pelo diretor-presidente do ICD, Balduino Tschiede, serviu como iniciativa para firmar uma parceria entre as duas instituições. O próximo passo é marcar uma reunião com as equipes técnicas do ICD e do Cosems/RS para planejar uma aproximação com a estrutura da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios gaúchos.


O objetivo é apoiar e fortalecer uma rede para aproximar os serviços de saúde dos municípios ao ICD e, assim, fazer uma regulação de acesso aos pacientes que permitirá assistência mais rápida e qualificada de crianças, adolescentes e suas famílias para a convivência saudável com o diabetes em todo o Rio Grande do Sul.


O secretário-executivo do Cosems/RS explicou que, depois, deverá apresentar a proposta de parceria com o Instituto ao Conasems para apresentar o trabalho realizado no Estado, colocando o serviço a disposição dos demais estados brasileiros. “Queremos retomar essa parceria com o Ministério da Saúde e os demais estados da Federação. E em uma próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), faremos uma apresentação com a secretária de Estado, a diretora de Atenção Primária à Saúde e a secretária-adjunta para avaliarmos a possibilidade da inclusão desse projeto no novo plano de Atenção Básica do Rio Grande do Sul”, explica Diego.


Dessa forma, o Cosems/RS estará atuando junto à equipe do ICD em busca de melhor assistência às crianças e aos adolescentes com diabetes no Estado.


Saiba mais: https://www.icdrs.org.br/



61 visualizações0 comentário