top of page
Buscar

COSEMS/RS visita secretarias e unidades de saúde da Metade Sul do Estado

Equipe realizou reuniões em três municípios gaúchos para tratar de assuntos como oferta de leitos e redes de atendimento pediátricos para o enfrentamento à covid-19

Nesta segunda-feira (22), a equipe do COSEMS/RS visitou municípios do Rio Grande do Sul para conhecer iniciativas e avaliar as necessidades das secretarias de Saúde no enfrentamento à pandemia. Durante a manhã, o presidente do COSEMS/RS, Maicon Lemos; e o secretário-executivo, Diego Espindola, foram até Pelotas, para uma reunião com a representante da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), Caroline Hoffmann.


Na ocasião, foram discutidos assuntos como a organização de uma rede de atendimento pediátrico em covid-19, o aumento de leitos de UTI e a compra de novos “kits entubação” (anestésicos, relaxantes musculares, oxigênio e outros itens utilizados nos procedimentos de sedação dos pacientes).


Depois, a comitiva seguiu para São José do Norte, onde visitou o hospital municipal. Em reunião com o secretário de Saúde, Lucas Penteado; e a prefeita Fabiany Roig, a equipe conversou sobre a possibilidade de abertura de uma unidade de maternidade local, que poderá atender também a população de Tavares e Mostardas.


Em Rio Grande, a equipe visitou o Ambulatório Pós-Covid. O serviço, que funciona no Hospital Universitário de Rio Grande, é pioneiro no atendimento multidisciplinar de pacientes adultos e pediátricos que foram infectados pelo coronavírus e seguem com sintomas da doença.

Sala de atendimento do Hospital Municipal de São José do Norte


A visita aconteceu na companhia da superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão; e da infectologista Jussara Silveira. Após, a equipe reuniu-se com a secretária de Saúde Zelionara Branco para discutir as necessidades mais urgentes do município no que diz respeito à pandemia.

bottom of page