top of page
Buscar

COVID-19 E MARAU: UM CUIDADO COM O CORPO E A MENTE



Durante a pandemia, um dos debates que mais cresceu foi o em torno da saúde mental. Em Marau, município do Rio Grande do Sul, esse assunto ganhou tanta força que se tornou um projeto para promoção do cuidado no período do luto.


O Memória Viva Marau surgiu com a necessidade de tratar dos assuntos que vão além do corpo durante a pandemia. O desgaste mental de pacientes, familiares, profissionais da saúde e de toda a população do município foi gigantesco e precisava de um amparo tão bem estruturado quanto os suportes de atendimento, registro de caso, internações e todas as demais ações de saúde que ocorriam em 2020.


O projeto teve como objetivo ampliar a oferta de estratégias de cuidado em saúde mental aos cidadãos de Marau diante dos impactos decorrentes, principalmente, do processo de luto pela COVID-19. Sendo assim, a Vigilância em Saúde e a Rede de Atenção Primária se uniram para criar virtualmente um espaço que ajudasse a identificar as famílias que necessitavam de amparo nesse momento delicado.


Através do trabalho de psicólogos e enfermeiros, os contatos começaram a surgir e memórias foram revividas. Entre ações e visitas domiciliares, relatos de histórias de vida, memórias, afetos e vivências traumáticas relativas ao período de adoecimento e morte foram coletadas. E tudo se resultou em uma rede de comunicação pautada na escuta e no cuidado.


Dos 122 óbitos registrados até março de 2022, 80 dessas famílias compartilharam suas vivências. Mas elas fizeram mais do que isso. A partir desses relatos, os laços da comunidade foram fortalecidos e muitos já se sentiram muito mais confortáveis em reafirmar e viver suas memórias.


 

Leia a Experiência Exitosa:


Autores desta Experiência Exitosa:

Bruna Fátima Gallina;

Fabiana Schneider;

Lisiane Elisabete Dall'Agnese


Secretário Municipal de Saúde:

Douglas Kurtz


Para saber mais:

Bruna Gallina - (54) 9914-88075





bottom of page