Entenda como o município de Osório se preocupou em cuidar da população
sequelada pela Covid-19
Durante a pandemia, as autoridades de saúde de Osório entenderam que os cuidados após a contaminação do vírus também são de extrema importância e nada mais necessário que mobilizar ações que promovam a melhoria das sequelas causadas pela Covid-19.
Portanto, no dia 08 de junho de 2021, o Centro Municipal de Reabilitação da Covid foi inaugurado. Nele, uma equipe multiprofissional foi formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Todos preparados e dedicados a oferecer à população do município de Osório um serviço de referência na reabilitação das consequências do vírus.
Através de um protocolo detalhado de informações essenciais do paciente que chegava à rede municipal de saúde - tais como dados pessoais, histórico médico, comorbidades e sintomas -, foi possível fazer o encaminhamento e tratamento de sequelas do indivíduo. No Centro Municipal de Reabilitação da Covid, eram tratados implicações motoras, respiratórias, cognitivas e emocionais, como também fadiga crônica, perda de massa muscular ou atrofia devido à internação hospitalar, perda da capacidade funcional, dificuldades de respiração, depressão, entre outras.
O Centro de Reabilitação ficou ativo, inicialmente, até 14 de janeiro de 2022, mas com os aumentos das variantes e contínua procura de pacientes pelo atendimento, o serviço foi retomado em março de 2022. E os resultados foram efetivos: neste período, foram realizadas 80 avaliações e mais de mil atendimentos multiprofissionais, distribuídos entre as áreas especializadas do Centro de Reabilitação.
Leia a Experiência Exitosa:
Autores desta Experiência Exitosa:
Cristiane Costa dos Santos
Bruno Ramos
Gislaine Teixeira Ferreira
Celina Rech Maggi
Fabíola Rezende Regla
Viviane Iara Heckler
Secretário Municipal de Saúde:
Ângelo René da Rosa
Para saber mais:
Cristiane dos Santos - (51) 9991-90320
cris-fisio@hotmail.com
Kommentarer