Buscar

Dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.


Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.


Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.


Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.


Uma das situações que podem impactar na incidência da doença na vida de um indivíduo é o seu estilo de vida. Maus hábitos como a ingestão de carne vermelha em excesso, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas – somados à fatores genéticos, contribuem para o desenvolvimento da doença.


O Cosems/RS reforça que o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de prevenção.


O câncer não conhece fronteiras, assim todos devemos assumir a responsabilidade para enfrentar esta doença devastadora. Juntos é possível. Previna-se!

30 visualizações0 comentário