top of page
Buscar

Dia Nacional e Internacional do idoso!

Em outubro celebramos o Dia Nacional e Internacional do Idoso, uma data para lembrar a importância dessa população e de seus direitos. A Lei 13.394/2010 institucionalizou no Rio Grande do Sul a Semana do Idoso, que reforça o dever da família, da sociedade e do Estado em amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.



Outro instrumento para garantia dos direitos dessa população é o Estatuto do Idoso. Criado em 2003, ele assegura, de forma permanente, direitos fundamentais, medidas de proteção e política de atendimento.


O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) procura junto à Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) oferecer assistência às pessoas idosas através de políticas publicas que priorizam a promoção, a prevenção, o tratamento, a recuperação e a manutenção da saúde da pessoa idosa, sempre levando em conta o processo de envelhecimento.


Entre as ações destacam-se os protocolos de vacinação ao idoso, com o avanço para a terceira dose da vacina contra a covid-19 e a Política Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, com foco no envelhecimento saudável, lançada em setembro de 2021.


Mais informações no link:


bottom of page