top of page
Buscar

ERECHIM NA BUSCA DA HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL

O município junta forças políticas com o objetivo de articular a rede assistencial em saúde mental.


Os assuntos em torno do que se diz respeito à saúde mental são inúmeros e cidadãos e autoridades estão sempre em busca de levantar essas pautas em seus meios. E não foi diferente no município de Erechim, o qual conta com mais de 106 mil habitantes


A partir do desejo de repensar o tratamento de pessoas que necessitam de respaldo psiquiátrico, em 2021, Erechim fez um acordo de cooperação entre o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde e a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde com o objetivo de registrar e estruturar as redes e instituições de saúde mental do município juntamente com as instâncias jurídicas.


Essa ação almeja analisar e reconsiderar como o tratamento dos sujeitos em uso problemático de álcool e outras drogas têm sido nos últimos anos e décadas, principalmente casos que exigem determinação judicial para internação hospitalar.


Todo esse trabalho veio inspirado em estratégias anteriores: a Cartilha Projeto de Saúde Mental e Gestão da Rede de Internações, feita pelo NAIC (Núcleo de Ação das Internações Compulsórias), da Prefeitura de Porto Alegre, foi planejada em 2016 e obteve resultados muito efetivos.


E em Erechim não poderia ser diferente. Entre reuniões estratégicas e de planejamento, os resultados já caminham de maneira positiva. Durante esse período, a integração entre a Rede de Atenção Psicossocial e as demais redes de cuidados com as instâncias jurídicas se fortaleceu e pôde ser consolidado o objetivo principal: diminuir as condutas opressoras e internações compulsórias. No ano de 2019 foram realizadas 154 consultas coercitivas, já no ano seguinte o número caiu, foram 102. Por fim, durante o ano de 2021, quando houve as implementações das ações de saúde mental humanizada, foram realizadas apenas 56 consultas coercitivas.


 

Leia a Experiência Exitosa:


Autores desta Experiência Exitosa:

Juliana Deboni Conci;

Leila Salete Imbraim Hofmann;

Sonia Mara de Fatima Ferreira;

Thais Regina Rico Leite Camargo Duarte;

Angelo Turra Trevisan;

Samuel Borges


Secretária Municipal de Saúde:

Eclesan Ana Palhão


Para saber mais:

Juliana Conci - (54) 9990-77357


bottom of page