top of page
Buscar

II Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista


Nesta, quarta-feira (04) o Cosems/RS participou do II Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista em Santa Rosa, Rio Grande do Sul.


O Secretário Executivo, Diego Espindola participou do Seminário organizado pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa junto com a equipe de profissionais do CMR TEAcolhe – Centro Macrorregional em Transtorno do Espectro Autista. O evento foi aberto ao público e ocorreu no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, com a participação hibrida de mais de 1 mil pessoas.


O seminário contou com a participação do Deputado Estadual, Eduardo Loureiro, propositor da Lei 15.322/2019 que oportunizou um programa de atendimento integrado aos autistas do Rio Grande do Sul. Durante a programação, foi tratados diversos temas com referência ao autismo. O neuropediatra Dr. Guilherme Henz, falou sobre, “Identificação de TEA na infância: Sinais de Risco”, a fonoaudióloga Ana Paula Ramos de Souza apresentou o tema, “Terapia de criança com TEA: importância da inclusão dos familiares” e o Psicólogo Dr. Carlo Schmidt, falou sobre, “Transtorno do Espectro Autista: desafios na saúde e educação”. Além disso, as equipes do CER II Três de Maio e do CER II Santa Rosa abordaram sobre: Estratégias de Intervenção no Autismo.


O evento teve uma apresentação artística da AFAPENE e a presença de diversas autoridades, com representantes de vários municípios de diferentes estados. Para o presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, esta foi uma oportunidade de mostrar para Santa Rosa e para o estado, o trabalho que está sendo realizado pelo Centro Macrorregional em TEA e ao mesmo tempo, oportunizar a escuta de temas tão importantes, voltados ao autismo, “Estamos muito contentes de realizar mais uma vez em Santa Rosa, um seminário estadual sobre o Transtorno do Espectro Autista. Tendo em vista, que esse ainda é um assunto pouco discutido e que precisa de um olhar diferenciado. Nosso objetivo é buscar sempre o melhor para os nossos usuários e famílias e aperfeiçoar nossos serviços, auxiliando através do matriciamento, os municípios da nossa macrorregião”.


O Secretário Executivo Diego Espindola, reforçou a importância do seminário onde podemos aprofundar mais no transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo o Ministério da Saúde. “Precisamos de mais eventos como este pois, muitas pessoas ainda não conhecem a fundo o espectro do autismo, pois essa falta de informação traz muitos desafios para as pessoas com autismo e seus familiares. Além de prejudicar o diagnóstico.”


O 2º Seminário Estadual do Transtorno do Espectro Autista foi transmitido ao vivo, online, pela plataforma Youtube, no canal do Centro Macrorregional em TEA, de Santa Rosa.


https://youtube.com/channel/UCJwA1f6aSZHbCP1j1E0PNpQ


bottom of page