Buscar

Invista para acabar com a tuberculose. Salve Vidas!

Este ano o tema da campanha é "Invista para acabar com a tuberculose. Salve Vidas!" O Comitê Estadual para Enfrentamento da Tuberculose no RS (CEETB/RS), formado por trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil organizada, com a parceria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), conclama os municípios a aderirem à campanha de 2022, promovendo atividades durante o mês de março,


A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo, atrás apenas da Covid-19, e a primeira causa de morte em pessoas vivendo com HIV/AIDS, as quais têm 28 vezes mais chances de contrair a doença. Foram cerca de 1,5 milhão de óbitos somente em 2020. O Brasil ocupa a vigésima posição dentre os 30 países considerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como prioritários para o enfrentamento da tuberculose e o estado do Rio Grande do Sul (RS) permanece como um dos estados de alta carga da doença e de coinfecção TB-HIV.


As múltiplas crises que assolam o Brasil nos últimos anos - sanitária, econômica e social - colocam em relevo a determinação social da tuberculose, profundamente relacionada à precariedade das condições de vida das pessoas, como moradias insalubres, falta de saneamento básico e insegurança alimentar. Tais dificuldades contribuem para a “reemergência da TB como um grave problema de saúde pública”, e se relacionam tanto com os aspectos do tratamento, dos serviços de saúde, bem como com as inúmeras situações de vulnerabilidades presentes no contexto de vida de determinados grupos populacionais.


A data de 24 de março foi estabelecida pela OMS em 1982 com o objetivo de conscientizar a população quanto aos efeitos devastadores da doença e de provocar Estado e sociedade civil a redobrar esforços para seu enfrentamento. No final de 2021 a OMS divulgou o aumento de mortes por tuberculose após uma década de progressos em consequência do redirecionamento de investimentos e recursos humanos para controlar a pandemia de Covid-19.


Este ano o tema da campanha é "Invista para acabar com a tuberculose. Salve Vidas!" O Comitê Estadual para Enfrentamento da Tuberculose no RS (CEETB/RS), formado por trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil organizada, com a parceria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), conclama os municípios a aderirem à campanha de 2022, promovendo atividades durante o mês de março, tais como:

Publicação desta nota no site da SMS; Educação em saúde com o tema da tuberculose (priorizando comunidades e grupos locais em situação de vulnerabilidade social); Campanhas de comunicação em redes sociais sobre tuberculose; Oferta de atividades culturais, lúdicas e interativas para pessoas em tratamento da tuberculose; Ações de busca ativa e passiva, facilitação do acesso ao diagnóstico e oferta de incentivos ao tratamento; Elaboração de matérias jornalísticas sobre o tema da tuberculose; Propor aos conselhos municipais de saúde que pautem a tuberculose e a coinfecção TBHIV, buscando viabilizar planos municipais, notas técnicas e recursos financeiros.

As atividades poderão ser informadas ao CEETB/RS pelo e-mail comite.tb.rs@gmail.com para que seja dada ampla divulgação.

O enfrentamento da tuberculose inclui uma agenda política comprometida com estratégias que fortaleçam o controle dessa epidemia, especialmente junto às populações com maior risco de adoecimento, alicerçadas em articulações inter e intrasetoriais.


Baixe o Relatório da Reunião com o Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose - CEETB/RS


Baixe a Nota CEETBRS E Cosems/RS

35 visualizações0 comentário