top of page
Buscar

Presidente do Cosems/RS participa de reunião sobre panorama da situação dos CAPS dos municípios


Reuniu-se no Simers, Sindicato Médico do RS, o Presidente do Cosems/RS, Secretário Guilherme Ribas com o Dr. Fernando Uberti, Diretor Geral e Coordenador do Núcleo de Psiquiatria Simers, e demais representantes da entidade, para apresentar um panorama da situação dos CAPS dos municípios do RS, que em 25% das 59 cidades pesquisadas não possuem médico psiquiatra para atendimento e muitos CAPS possuem uma estrutura precária.


Para o Dr. Fernando Uberti é preciso acontecer mudanças importantes porque os profissionais, além de não ter uma valorização salarial nos municípios, sofrem com a rotatividade e muitas vezes com a precariedade das condições. Na visão do Dr. Fernando é importante valorizar os dois aspectos do cuidado: a questão ambulatorial e possibilitar a disponibilidade de leitos psiquiátricos, o que a atual legislação não permite melhorias no quadro.

Para o Presidente do Cosems/RS Guilherme Ribas, é preciso criar atrativos para valorizar o médico, promovendo um plano de carreira que dê estabilidade, incentivando à contratação do profissional, com complementação em parcerias entre municípios e Governo Federal, gestão de recursos humanos que permita ao médico uma performance que esteja relacionada a demanda do município. A pesquisa pretende atingir a totalidade dos municípios gaúchos que possuem CAPS, que são em torno 270, e neste sentido o Simers busca parceria com o Cosems/RS para se comunicar com os gestores municipais.





bottom of page