top of page
Buscar

Primeira Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023



O Presidente do COSEMS/RS, Guilherme Ribas, e o Secretário Executivo, Diego Espíndola, estiveram presentes na 1º reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do ano, que ocorreu no dia 26 de janeiro.


O destaque da reunião foi a apresentação das Perspectivas Estratégicas do Ministério da Saúde para o ano de 2023 do Governo da Ministra da Saúde, Nísia Trindade e as Perspectivas Estratégicas do Programa Nacional de Imunização (SVSA/MS). O encontro foi sediado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Brasília.


Alguns assuntos discutidos foram: a Portaria que institui estratégia excepcional para a ampliação do acesso à reconstrução mamária em caso de mulheres com diagnóstico de câncer de mama, submetidas à mastectomia total, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e (SAES/MS); a Portaria que prorroga o prazo para o início da implementação do 1 º ciclo do programa de qualidade no processo de doação e transplantes (Qualidot) e (SAES/MS); a Portaria que define procedimentos preliminares para viabilizar a transposição e transferência dos saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores a 2018, constantes nos fundos estaduais, distrital e municipais de saúde, provenientes de repasses do Ministério da Saúde e dá outras providências (SAES/MS); e a Portaria que institui o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (SAES/MS).


Estiveram presentes autoridades como a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross Galiano.



bottom of page