top of page
Buscar

Reconectar: Encontro da Rede Colaborativa



Nos dias 21 e 22 de março, São Paulo/SP sediou o Encontro da Rede Colaborativa do Conasems - Cosems, do evento Reconectar. O objetivo da iniciativa foi aproximar os coordenadores, apoiadores, facilitadores e interlocutores, visando um espaço de conexões, trocas de experiências nas temáticas de planejamento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).


Foi o primeiro encontro, no exercício do triênio 2021 -2023, da rede colaborativa como um processo de reconectar as redes de apoio à gestão. Para a apoiadora regional das regiões 21 e 22, Janise Montanari, foi um momento de trocas entre todos os apoiadores e técnicos de cada canto do Brasil. Após os últimos três anos ter a oportunidade de reencontrar amigos e colegas, faz uma enorme diferença no fortalecimento da nossa rede de apoio à gestão municipal, conta Janise.


A apoiadora das regiões 1,2 e 3, Ana Atz, também destacou a principal finalidade de participar de um evento como esse. Reconectar toda a heterogeneidade dos territórios brasileiros é um ganho para o papel do apoio e seu empoderamento. Defino o encontro em duas palavras: fortalecimento e acolhimento, explicou Ana.


A Coordenadora do Apoio, Luciane Gomes, considera que o evento foi uma ótima oportunidade pós pandemia, de reencontros de toda rede para o aprofundamento técnico. Foi um momento oportuno para integração e o fortalecimento da equipe do Cosems- RS, onde foi reafirmado mais uma vez o papel do apoio no compromisso com a gestão municipal.


Durante o evento, foram realizadas mesas de discussões e grupos de trabalho com foco na gestão de saúde pública a fim de promover a qualificação do trabalho dos apoiadores nas regiões de saúde e municípios.


Na foto, a delegação do Rio Grande do Sul, dos apoiadores, coordenação e facilitadores da rede colaborativa.

Comentarios


bottom of page