top of page
Buscar

SAÚDE ATRAVÉS DA NATUREZA

O município de Coqueiros do Sul cria, através do SUS, o Projeto do Horto Municipal.

A saúde e o bem-estar podem vir de diferentes maneiras e uma delas é através da natureza. Foi pensando nisso que o município de Coqueiros do Sul semeou, cultivou e colheu um Horto Municipal.


O horto, criado em 2019 por meio do Projeto de Lei que prevê e institui a Lei das PICS no município, teve como objetivos principais conscientizar os habitantes de Coqueiros do Sul sobre o uso mais assertivo das plantas, diferenciar e conhecer espécies e suas peculiaridades e promover o hábito do cultivo e uso de plantas medicinais como função terapêutica.


Para que esses objetivos fossem alcançados, tudo foi planejado desde a sua forma, disposição até o conteúdo. O horto foi construído com canteiros de vários formatos: em espiral, mandala, relógio do corpo humano; todos dispersos de maneira acessível, facilitando a compreensão das informações dispostas a quem visita. E variedade é o que não falta: são mais de 80 espécies de plantas medicinais, condimentares, aromáticas e de cunho místico e religioso.


O projeto do Horto Municipal também contou com a coletividade e participação. As mudas presentes foram, em sua grande maioria, doadas pela comunidade. O horto também recebe a visita de moradores de municípios vizinhos, que vêm prestigiar o projeto e, claro, aprender com tudo que o horto tem a oferecer.


Quem visita o local também pode exercer atividades enriquecedoras no conhecimento sobre as plantas medicinais. Ali, são montadas feiras de saúde, ações das secretarias municipais e oficinas sobre produção de incensos e repelentes naturais, receitas, chás e tantos outros programas.


A comunidade tem aderido de maneira positiva ao novo horto, que ultrapassa gerações. Desde os mais jovens aos mais idosos, todos parecem ter tempo para uma visita e uma dose de aprendizado.


Além de agregar no conhecimento, o horto também significa oportunidade à saúde pública. Ele é uma porta de acesso à implantação da Farmácia Viva - projeto pertencente à Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do SUS -, que compreende todas as etapas desde o cultivo, colheita, processamento, armazenamento, manipulação até a dispensação das plantas e fitoterápicos.


 

Leia a Experiência Exitosa:


Autores desta Experiência Exitosa:

Marinês Aparecida Alt Toledo


Secretário Municipal de Saúde:

Nádia Mariane Winter


Para saber mais:

Marinês Toledo - (54) 9966-51963

marines.toledo@hotmail.com




Comments


bottom of page