top of page
Buscar

Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência



Hoje (01) inicia-se a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, estabelecida pela Lei 13.798 de 2019 e incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo da iniciativa é fortalecer as ações de educação em saúde e orientar os(as) adolescentes para a prevenção de uma gravidez não intencional.


Segundo o Relatório do Fundo de População das Nações Unidas de 2022 (UNFPA), a gravidez na adolescência representa a maioria das gestações em países em desenvolvimento. No Brasil, 1 a cada 7 bebês é filho de uma mãe adolescente, totalizando mais de 30% das gestações. No Rio Grande do Sul, o índice de gravidez na adolescência ainda é alto em algumas regiões do estado. Apesar disso, há uma queda na média estadual, resultado que acompanha as tendências nacional e internacional.


Para o fortalecimento das estratégias e redução das taxas de gravidez não intencional na adolescência, o Cosems apoia e ressalta a importância das ações de educação em saúde, baseada em evidências, e disponibiliza informações aos adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva, apoio social e serviços de saúde de qualidade e adequado para meninas e adolescentes em relação às suas demandas e necessidades.

bottom of page