Buscar

COSEMS media acordo entre a SMS de Canoas e a SES para reestabelecer atendimento de referência em ur


Na manhã desta quinta-feira, 07 de junho, o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, COSEMS/RS, Diego Espíndola, reuniu-se com a secretária municipal de saúde de Canoas, Rosa Maria Groenwald, o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria Estadual de Saúde (DAHA/SES), Rogério Sele e a secretária-adjunta, Patrícia Messa Urrutigaray.

O objetivo do encontro foi a repactuação de Canoas com outros 156 municípios acolhidos pela sua rede de saúde, visando o reestabelecimento do atendimento de referência em urgência e emergência da 1ª CRS (Porto Alegre), 5ª CRS (Caxias do Sul), 6ª CRS (Passo Fundo), 8ª CRS (Cachoeira do Sul), 13ª CRS (Santa Cruz do Sul) e 16ª CRS (Lajeado), sobretudo, no que diz respeito ao atendimento do SUS via Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e duas UPAs, Rio Branco e Caçapava. Mensalmente, o HPSC, um dos maiores do Rio Grande do Sul, realiza, em média, 10 mil atendimentos, com foco em traumato-ortopedia.

Também merece destaque o esforço da gestão do DAHA em ouvir e atender as reivindicações do município junto ao governo estadual, dentro de um prazo estabelecido entre 30 e 60 dias próximos. O COSEMS/RS, sempre atento às demandas e necessidades da saúde pública no estado, se coloca como ferramenta de diálogo e negociação com o objetivo de reforçar pactuações em defesa da saúde pública de qualidade para todos os gaúchos.


98 visualizações

Fone: 3213.2000 (Ramais 2116  e 2127)
Avenida Sepúlveda, nº 53 - 
Centro Histórico - Porto Alegre / RS

CEP 90010-241

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados. 2018-2020.