top of page
Buscar

COSEMS/RS saúda a nova secretária estadual de saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann


O COSEMS/RS, na figura de seu presidente e secretário municipal de saúde de Piratini, Diego Espíndola e do representante regional e secretário municipal de saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, saúdam a nomeação, feita pelo governador eleito, Eduardo Leite, de Arita Bergmann como a nova secretária estadual de saúde para a gestão que se inicia em 1º de janeiro de 2019.

Aos 71 anos, Arita Bergmann é assistente social e atua na gestão em saúde pública há 35 anos. Presenciou o nascimento do SUS, enquanto gestora, e dedicou seus esforços e vida pública na sua defesa. Atualmente, é secretária municipal de saúde de São Lourenço do Sul. No entanto, também foi secretária municipal de saúde de Pelotas, de 2011 a 2016, durante a gestão de Leite na prefeitura da cidade. Também ocupou o cargo de secretária estadual da saúde, em 2010, durante a gestão Yeda Crusius.

Sensível e inovadora, como secretária municipal da saúde de São Lourenço do Sul, entre os anos de 1983 a 1991, criou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) público e municipal do Brasil. Além disso, enquanto diretora de planejamento da secretaria estadual de saúde, entre 2003 e 2006, ajudou a implantar o PIM, Primeira Infância Melhor, programa genuinamente gaúcho que é referência nacional e internacional de cuidado desde os primeiros anos de vida.

O COSEMS/RS deseja êxito e muito sucesso à nova secretária estadual de saúde, Arita Bergmann! Que a sua gestão possa fortalecer o SUS gauchesco, sempre com muito dialógo e pactuação com os nossos 497 municípios.


bottom of page