top of page
Buscar

COSEMS/RS PRESENTE NA REABERTURA DO SERVIÇO DE RADIOTERAPIA EM PELOTAS/RS


O presidente do COSEMS/RS, Diego Espíndola, e o segundo vice-presidente da entidade, Maicon Lemos, estiveram presentes, na manhã de hoje, 31/05, na cerimônia de reabertura dos serviços de radioterapia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Eles estiveram acompanhados da presença da secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, do secretário municipal da saúde, Leandro Thurow, e da superintendente do Hospital Escola, Samanta Madruga.

Os tratamentos radioterápicos contemplam pacientes encaminhados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. Atualmente, mais de cem pacientes com câncer aguardam na lista de espera pelo tratamento de radioterapia na região sul. Em dezembro de 2016, o Serviço de Radioterapia do HE foi suspenso devido à expiração da validade da bomba de cobalto. Desde então, outras instituições absorveram a demanda.

O presidente do COSEMS/RS, Diego Espíndola, comemorou o feito, ressaltando a importância do mesmo para a metade sul do estado: “esse pleito começou graças a uma mobilização de toda a região sul. Sempre que íamos a Brasília, pelo COSEMS, tocávamos na pauta junto ao Ministério da Saúde. A vitória é de todos nós, mas principalmente dos mais de cem pacientes que lutam pelo nosso bem mais precioso, a vida, e esperavam pelo retorno deste fundamental serviço. Hoje mesmo, teremos o primeiro usuário do SUS atendido, desejando qualidade e excelência no atendimento e, principalmente, a mais pronta e repleta recuperação”.

De acordo com a chefe da Unidade de Radioterapia, Cláudia Pizarro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que 60% dos casos de câncer necessitarão, em algum momento, de tratamento com radioterapia. “A qualidade da Radioterapia efetuada é de vital importância para aumentar as chances de cura e controle da doença. Daí a importância deste novo equipamento na cidade de Pelotas”, salienta Pizarro.

Nos primeiros 40 dias, serão planejados os tratamentos de três novos pacientes por semana, tendo em vista a necessidade de cuidados com qualidade e segurança do uso do equipamento. A expectativa é tratar até 70 pacientes por dia, após o pleno funcionamento do mesmo. A duração média dos tratamentos é de 25 dias.


bottom of page