top of page
Buscar

COSEMS/RS participa de reunião com representantes do Estado e do Ministérioda Saúde

Na ocasião, o ministro interino da Saúde demonstrou interesse no modelo de distanciamento desenvolvido no Estado – e anunciou envio de equipamentos para o enfrentamento à pandemia


Nesta terça-feira (21), o COSEMS/RS acompanhou a reunião técnica com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, que está visitando o Rio Grande do Sul. Na ocasião, o ministro anunciou o envio de 100 respiradores e de um aparelho extrator, para ampliar capacidade de testagem dos casos de infecção pelo novo coronavírus.

Com o novo equipamento, que deve chegar em dez dias, o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai ampliar em 2,5 vezes a sua capacidade, passando de 400 para cerca de 1.000 testes por dia.


Para a Presidenta do COSEMS/RS, Claudia Daniel, a ampliação dos testes representa maior capacidade de investigação dos casos de coronavírus no Estado. “Será possível agilizar a entrega dos resultados, garantindo cuidado às pessoas diagnosticadas em tempo oportuno”, afirma.

Outra vantagem é que, com rápido diagnóstico, as pessoas infectadas pelo coronavírus iniciam o isolamento imediatamente, excluindo as chances de transmissão para outras pessoas no ambiente de trabalho ou na rua, por exemplo. “Como efeito, podemos ter uma diminuição da necessidade de ocupação dos leitos de UTI”, explica Claudia.



Na ocasião, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ainda apresentou o modelo de Distanciamento Controlado ao ministro interino e agradeceu o apoio do Ministério da Saúde no enfrentamento à pandemia provocada pelo coronavírus.


Em sua fala, o ministro interino mostrou interesse no modelo e informou que está em contato com a secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, para dialogar sobre alternativas de enfrentamento à pandemia, a partir da estratégia adotada no Estado.

bottom of page